Uma visão diferente da arte, vista em mostra por quem cuida dos olhos alheios
Publicado
emA arte e o dom nasceram sem qualquer treinamento ou curso, há 20 anos, quando Eddy Urquidi Furtado, anestesista do Visão Institutos Oftalmológicos, tornou real o que estava no imaginário usando materiais orgânicos como troncos e sementes em suas primeiras criações.
No decorrer desse tempo e cada vez mais dedicado à sua profissão, Eddy se incomodou com a quantidade de seringas, embalagens de próteses de silicone e tubos descartáveis que iam para o lixo sem qualquer manejo. A partir de então, viu na reutilização dos materiais do Centro Cirúrgico, uma grande oportunidade de fazer arte preservando o meio ambiente, aliando criatividade com sustentabilidade.
“Hoje, consigo usar 80% dos materiais descartáveis utilizáveis e conto até com a ajuda de colegas que também guardam esses utensílios. Me dói ver seringas de vidro no lixo e vejo que minha atitude serve como incentivo aos demais funcionários. É trabalho de formiguinha mesmo”, comemora o profissional que há dez anos alimenta essa prática.
De acordo com ele, a mãe é a sua única fã e principal fornecedor, pois nunca resolveu abrir um comércio a partir da produção. “Vendo pontualmente e sob encomenda, apesar de vários amigos me cobrarem uma divulgação maior do meu trabalho”, conta.
Após juntar um acervo de qualidade que varia entre lustres e objetos de decoração, Eddy resolveu expor sua arte e o público interessado nesta novidade poderá apreciar gratuitamente as peças na unidade do Visão no Boulevard Shopping (Setor Terminal Norte, conjunto J – Asa Norte – entrada pela praça de alimentação) de 15 de fevereiro a 4 de março.
Serviço
Local: Unidade do Visão Institutos no Boulevard Shopping (Setor Terminal Norte, conjunto J – Asa Norte – entrada pela praça de alimentação)
Hora: das 8h às 20h
Período: de 15 de fevereiro a 4 de março
Entrada gratuita