Como os cidadãos do Distrito Federal se deslocam pela cidade atualmente preocupa GDF, Universidade de Brasília, representantes do terceiro setor, alunos e ex-alunos da UnB. Em debate realizado no auditório da Reitoria, esses grupos expuseram dados e opiniões sobre a situação da mobilidade urbana na capital.
O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, reconheceu a importância do debate tanto para a Universidade quanto para formadores de políticas públicas. Para o reitor Ivan Camargo, trazer o projeto de compartilhamento de bicicletas existente no Distrito Federal para o campus Darcy Ribeiro facilitaria o deslocamento dos estudantes.
Em 2007, o campus Darcy Ribeiro foi laboratório para o projeto de bicicletas comunitárias Bicicleta Livre. Entretanto, a iniciativa enfrentou dificuldades para continuar ativa e foi suspensa. “O maior desafio foi a manutenção”, afirmou Caio Moura Vieira, representante do projeto.
De acordo com os representantes do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE), Gabriel Bertone e Lucas Correa, a atual gestão consultou a comunidade acadêmica sobre a viabilidade da implantação do projeto de compartilhamento de bicicletas no campus Darcy Ribeiro. “Andar de bicicleta é um ato, uma cultura. Nós encomendamos estudo de demanda à empresa júnior de Economia (Econsult). Isso foi o passo inicial para o contato com a empresa responsável pelas bicicletas e com a Secretaria de Mobilidade do GDF”, explicou Lucas.
O estudo encomendado pelo Bicicleta Livre e pelo DCE aponta que 92% das pessoas consultadas escolheriam se deslocar de bicicleta no campus se o projeto de compartilhamento existisse. Dos 8% que se recusariam a pedalar aproximadante 24% não o fariam por não saber andar de bicicleta. O estudo consultou a opinião de estudantes, professores e técnicos da Universidade.
A partir dessa pesquisa, a intenção é que sejam instaladas estações de compartilhamento de bicicletas na Biblioteca Central, na Casa do Estudante Universitário (CEU) e nos três Módulos de Apoio e Serviço Comunitário (MASC) do campus Darcy Ribeiro.
Da Redação com Alexandre Bastos, Agência UnB