Os candidatos ao Programa de Avaliação Seriada (PAS) têm até 28 de setembro para fazer a inscrição. A reabertura do prazo foi anunciada pela Universidade de Brasília nesta segunda, 21. A taxa para todos os inscritos é de R$ 100.
Para alunos que farão a terceira fase, participantes do Subprograma 2013, o formulário foi aberto nesta segunda. Para os subprogramas 2014 e 2015 (primeira e segunda etapas), a inscrição recomeça nesta terça (22). As provas serão aplicadas entre 29 de novembro e 6 de dezembro, segundo a UnB.
A terceira etapa do PAS é oferecida a formandos do ensino médio e oferece 2.106 vagas para 97 cursos de graduação nos quatro campi: Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Há vagas no sistema universal (902) e em cotas para negros (132) e para escolas públicas (1.072).
Neste ano, alunos de escola pública não têm isenção garantida na taxa de inscrição. Segundo o GDF, não há orçamento para renovar o convênio que era estabelecido entre a Secretaria de Educação e a universidade.
O edital prevê a gratuidade do exame apenas para os inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Alunos com renda familiar per capita inferior a um salário e meio e que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral também têm direito à isenção, por lei federal publicada em 2013.
As provas do PAS devem ser aplicadas nos dias 29 de novembro (terceira etapa), 5 de dezembro (segunda etapa) e 6 de dezembro (terceira etapa), segundo a UnB. As avaliações começam às 13h e cada candidato tem até 5 horas para resolver questões de múltipla escolha e discursivas e produzir uma redação em língua portuguesa.