Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia endossaram o acordo do Irã sobre seu programa nuclear com seis potências mundiais nesta segunda-feira (20), disseram diplomatas, mas vão esperar por uma votação separada do Conselho de Segurança da ONU mais tarde nesta segunda para acertar a redação do texto final dos ministros.
O Irã e seis potências mundiais chegaram a um acordo nuclear na terça-feira (14) passada, coroando mais de uma década de negociações com um compromisso que poderá transformar o Oriente Médio.
De acordo com os termos do acordo, as sanções serão gradualmente retiradas em troca de o Irã cumprir com várias restrições de longo prazo sobre um programa nuclear que estava sob suspeita do Ocidente, que temia fosse uma fachada para a fabricação de uma bomba nuclear. O Irã diz que seu programa nuclear é para fins civis.
Uma reunião do Conselho de Segurança da ONU é esperada nestsa semana, na qual o órgão deve adotar uma resolução confirmando o acordo e cancelando suas resoluções anteriores sobre esta questão. Esta etapa é uma formalidade, uma vez que o acordo foi negociado diretamente pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.