Notibras

Universo tem um ‘irmão gêmeo’ onde o tempo corre para trás

Multiverso, verso-espelho, dimensões paralelas – há muitos nomes para a ideia de que em algum lugar no tecido do universo existem outros mundos, diferentes (ou, ao contrário, semelhantes) ao nosso.

Os cientistas não descartam a existência de um gêmeo bizarro do nosso universo, onde o tempo retrocede antes do Big Bang.

De acordo com a teoria, o universo primitivo era pequeno, quente, denso e tão homogêneo que o tempo parecia simétrico indo para trás e para frente.

Cientistas da Universidade de Cornell sugeriram que o universo antes do Big Bang é um reflexo CPT (Carga, Paridade e Reversão do Tempo) do universo após o estrondo, tanto na mecânica clássica quanto na mecânica quântica.

As descobertas podem abrir caminhos para explorar a natureza da matéria escura, ondas gravitacionais e neutrinos; além disso, o conhecimento sobre um espelho “gêmeo” pode mudar nossa visão do universo em que vivemos.

No entanto, nunca conseguiríamos acessar esse “gêmeo”, como existe antes do Big Bang e do início do nosso cosmos. Ainda assim, se for verdade que nosso universo obedece às regras de simetria CPT, então o mistério por trás da matéria escura pode ser resolvido.

Embora invisível para nós, acredita-se que a matéria escura seja responsável por cerca de 95% do universo. Se existir um anti-universo, isso significaria que a matéria escura consiste em um tipo nunca antes conhecido de neutrino – uma partícula que não carrega uma carga positiva ou negativa.

A partir de agora, a humanidade está ciente de três tipos de neutrino: o elétron-neutrino, o múon-neutrino e o tau-neutrino. Eles são todos “canhotos” quando se trata da direção de seu giro em relação ao seu movimento. Se existe um universo “gêmeo”, isso significaria que existem neutrinos destros, e a matéria escura poderia consistir neles.

Sair da versão mobile