Ritmo quente
Uso de batidas binaurais mudam humor como se fossem drogas
Publicado
emUm novo estudo conduzido por pesquisadores do Reino Unido e da Austrália sugere que várias pessoas aparentemente passaram a usar sons digitais na tentativa de obter um efeito semelhante ao produzido pelo consumo de drogas.
Depois de examinar o Global Drug Survey 2021, que apresenta respostas de mais de 30.000 indivíduos de 22 países, os pesquisadores estabeleceram que 5,3% dos entrevistados relataram usar batimentos binaurais para “experimentar estados alterados”.
“Os entrevistados mais comumente usaram batidas binaurais ‘para relaxar ou adormecer’ (72,2%) e ‘para mudar meu humor’ (34,7%), enquanto 11,7% relataram tentar ‘obter um efeito semelhante ao de outras drogas’”, diz o estudo.
Monica Barratt, cientista social da RMIT University da Austrália e principal autora do estudo, apontou que isso é “muito novo” e que eles “simplesmente não sabem muito sobre o uso de batidas binaurais como drogas digitais”, observa o site ScienceAlert.
“Esta pesquisa mostra que isso está acontecendo em vários países”, observou ela. “Tínhamos informações anedóticas, mas esta foi a primeira vez que perguntamos formalmente às pessoas como, por que e quando estão usando”.