Cientistas de todo o mundo estão trabalhando em possíveis tratamentos e vacinas para a doença que chegou com o novo coronavírus. Várias empresas buscam medicamentos antivirais, alguns dos quais já estão em uso contra outras doenças, para tratar pessoas que contraíram a Covid-19.
A luta é incessante, inclusive para que se alcancem, o quanto antes, vacinas que poderiam ser usadas como medida preventiva contra a doença.
A nível mundial, sabe-se que ao menos 115 projetos de vacinas contra o novo coronavírus estão em desenvolvimento. Desses, 73 superaram a fase de pesquisa básica e passam por testes realizados em laboratório para verificar o potencial imunogênico.
Outros cinco estudos se encontram mais avançados, com a realização de estudos clínicos em seres humanos para demonstrar a segurança da vacina: Moderna (EUA), CanSino Biologicals (Hong Kong), Inovio (EUA) e dois no Shenzhen Geno-Immune Medical Institute (Shenzhen, China).
Infelizmente, paralelamente a essas boas notícias, existem grupos de pessoas, principalmente no Brasil, torcendo por países distintos, como se fosse um jogo de futebol, que tal país chegue primeiro ao resultado, politizando a vacina como politizam o vírus.
O que falta é lembrar que o coronavírus não tem ideologia política, não se preocupa com raça, gênero, nacionalidade, classe social. Ele ataca qualquer um. E como o vírus, a vacina também não deve ser entendida como fato político e sim de saúde pública mundial.
Tenho compartilhado com amigos fraternos o pensamento positivo para que a vacina chegue logo, independente de qual país vai conseguir chegar ao êxito primeiro.
O importante é que quando a vacina chegar, o mundo todo será grato, primeiramente a Deus, por Ele ter permitido à Ciência alcançar um bom resultado. Depois, será a vez de orarmos pelos cientistas que estão na linha de frente para encontrar a vacina.
Sabemos que o vírus foi atraído pela psicosfera terrestre, infestada de pensamentos deletérios. Como também sabemos que cada m de nós pode ajudar na busca de um objetivo comum, enviando bons fluídos para nossos cientistas.
Deus haverá de abençoar a humanidade. E Jesus, mais uma vez, nos conduzirá, com seu amor incondicional, à vitória nesta batalha.