Notibras

Vai viajar no feriadão? Veja dicas sobre extravios

Carolina Paiva

As pessoas que costumam fazer viagens aéreas domésticas ou internacionais, inclusive nesses longos feriadões brasileiros, sabem muito bem que é comum ocorrer atrasos ou cancelamentos de voos, além do extravio da mala de viagem. Por isso, é bom saber como proceder nesses casos e resolver tudo da melhor forma, evitando prejuízos e também estresse.

Para ajudar os passageiros, especialistas dicam dicas rápidas e práticas de como agir diante de imprevistos dessas natureza. Por exemplo: o que pode provocar atrasos e cancelamentos de voos?

Contratempos assim podem estar associados aCondições climáticas desfavoráveis (vento ou chuva forte, neblina, etc.); manutenção de última hora na aeronave; excesso de tráfego aéreo; número insuficiente da tripulação de voo: e, ainda, número muito pequeno de passageiros. Nesse caso específico, a legislação permite que voos com menos de 30% da capacidade do avião podem ser cancelados.

Para evitar surpresas desagradáveis, os viajantes devem pesquisar o histórico de voos do trajeto escolhido (alguns aeroportos costumam sofrer mais com as condições climáticas desfavoráveis), enquanto particularidades como viajar após às 22h30 são benéficas, já que evita o congestionamento aéreo.

Além disso, optar por empresas aéreas com menos voos em determinada rota também é importante para evitar falta de tripulação. Já os números insuficientes de passageiros são comuns nas tardes e noites de sábado e no meio de feriados.

Outro problema comum e que gera muita reclamação é o extravio de bagagem. Se isso acontecer, os clientes devem elaborar um comunicado por escrito para a companhia aérea. Tudo deve ser feito com base no RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem). Caso não seja possível, dá para utilizar o serviço de SAC ou fazer o comunicado por e-mail.

O passageiro tem a garantia por lei de um prazo de até sete dias para a devolução de bagagens extraviadas, em voos domésticos, e 21 dias para a devolução em casos de voos internacionais.

Se isso não for feito no prazo, o cliente tem direito a receber um valor em dinheiro para poder providenciar novos pertences.  Infelizmente, o extravio não é o único problema que a bagagem pode sofrer. O objeto ainda pode ser danificado por conta do trajeto ou propositalmente em casos de furtos.

Sair da versão mobile