Curta nossa página


Salário de 10 mil

Valec fecha as portas e deixa ao menos 400 na rua em Brasília

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja

Mais desempregados em Brasília a partir de março. São servidores da Valec, estatal que cuida das ferrovias e que fechará as portas do por ordem do governo.

A empresa é deficitária. Só na capital da República são mais de 400 funcionários. Como não gera receita, dá prejuízo de milhões aos cofres públicos.

Os empregados serão demitidos e os ativos serão vendidos para pagar dívidas. O salário médio beira a casa de 10 mi reais.

A liquidação será aprovada em fevereiro pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), colegiado formado por ministérios e bancos públicos

Embora tenham entrado na empresa por meio de concurso público, os empregados serão demitidos, pois, com a liquidação, as atividades da estatal serão encerradas.

A opção pela liquidação ocorre porque não há interesse do mercado em comprar a companhia, o que inviabiliza uma tentativa de privatização. As ferrovias, essas sim, serão privatizadas.

A Valec é vinculada ao extinto Ministério dos Transportes e foi reativada em 2008, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde que voltou a operar, a Valec foi alvo constante de investigações sobre irregularidades em obras.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.