Notibras

‘Vamos abrir oportunidades para os jovens. Eles são nosso futuro’

Foto/Divulgação

Dados recentes divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que as maiores vítimas da recessão foram e continuam a ser os jovens. De acordo com a pesquisa, do total de desempregados com idade entre 18 e 24 anos, apenas 25% conseguiram uma nova colocação no mercado de trabalho, enquanto 57% estão desempregados há mais de um ano.

E tem um detalhe: essa é a geração de jovens mais preparada, informada e educada que se tem notícia, porém a que tem o maior número de desempregados. Qual o motivo? Segundo analistas, uma das razões é a inadequação entre a formação acadêmica e o que o mercado exige. A outra é a necessidade de as empresas, para manter a produtividade, optarem pelos mais experientes na hora de escolher quem fica.

Para Pedro Leite, candidato a deputado distrital, o problema da falta de oportunidades precisa ser resolvido com um choque de gestão. “Há uma geração capacitada que não está sendo aproveitada pelo mercado e ao mesmo tempo temos jovens com renda mais baixa que não trabalham nem estudam, mas que poderiam ter acesso a um bom ensino técnico, que os capacitasse para o trabalho”.

O resgate – Segundo Pedro Leite, é hora de resgatar os jovens de um presente nada promissor e de um futuro nada animador. “Enquanto há jovens capacitados que não conseguem se encaixar no mercado de trabalho, há uma enorme massa de jovens que sequer possuem pretensões de entrar para este mesmo mercado. O motivo? Eles não veem mais um futuro pela frente. Eles não acreditam mais que podem ter uma oportunidade”.

Não bastasse o descredito geral em possibilidades de emprego, a crise é uma grande vilã. Ela tem sua parcela de culpa, ao gerar menos oportunidades de emprego e pessimismo generalizado. Neste sentido, Pedro Leite comenta: “A crise está cada vez mais profunda e com isso poucas vagas de trabalho surgem. A tendência é o jovem se retrair diante da crise. É contra isso que eu venho lutando. Eu venho lutando para que os jovens vejam uma luz no fim do túnel”, completa.

Janela de oportunidades – A dica de especialistas é a de que os jovens nunca parem de se especializar. Vale curso técnico, vale curso preparatório, vale curso de idioma. E principalmente vale aproveitar toda e qualquer oportunidades para ganhar experiência. É nesta tecla que Pedro Leite costuma bater. Segundo ele, seu trabalho vem sendo o de gerar oportunidades para os jovens.

“Eles são o futuro do país e é para eles que eu trabalho – seja desenvolvendo projetos de escolas técnicas, seja atuando no aspecto psicológico dos jovens. O meu trabalho será o de abrir janelas de oportunidades para os jovens”, arremata o candidato a deputado distrital Pedro Leite.

Sair da versão mobile