Vasco com 10 segura empate que dá vantagem ao Fla no segundo jogo
Publicado
emO Flamengo conseguiu cumprir sua missão neste domingo, na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, no Maracanã. Com um golaço de Paulinho, o time rubro-negro arrancou um empate por 1 a 1 contra o Vasco e ficou perto de mais um título sobre o Cruzmaltino, mantendo a escrita de não perder finais do estadual para o rival há 26 anos. O zagueiro Rodrigo marcou o gol do time de São Januário, que atuou com um mjogadior a menos durante grande parte dio segundo tempo..
Para os cruzmaltinos, só uma vitória na segunda partida da final interessa para chegar ao sonhado título. Melhor time da fase de classificação e com a vantagem de jogar por dois empates mantida, o Flamengo só precisa repetir o placar na decisão do próximo domingo para ficar com a taça e sustentar a vantagem de mais de duas década sobre o Vasco.
Antes disso, porém, o time da Gávea terá outra “final”, também no Maracanã. Pela Copa Libertadores, a equipe encara o Léon, do México, na próxima quarta-feira, precisando de uma vitória para não ser eliminado ainda na primeira fase do torneio sul-americano.
Ainda que o estádio estivesse com muitos lugares vazios e o clima não relembrasse as grandes decisões, bastou que a bola rolasse para que a atmosfera de final dominasse o jogo. O nervosismo e a ansiedade de Flamengo e Vasco deixaram a partida truncada nos primeiros minutos. O Rubro-negro segurava a posse de bola no ataque, mas não chegava a assustar o Cruzmaltino.
E mesmo um pouco mais recuado, o time de São Januário respondeu rápido e abriu o placar. Aos 11min, Douglas cobrou escanteio da direita na medida para Rodrigo; o zagueiro vascaíno subiu mais que Samir, aproveitou a saída ruim do goleiro Felipe e cabeceou forte para o fundo da rede.
A vantagem no marcador definiu o cenário dos minutos seguintes. E assim foi até o final do primeiro tempo, com o Vasco dominando amplamente a partida. Com falhas na marcação e dificuldade para sair jogando, principalmente no meio do campo, o Flamengo não conseguia se encontrar e viu a desvantagem ser mantida nos primeiros 45 minutos.
Na volta do intervalo, a ambiente de final ficou ainda mais intenso, com disputas duras, confusões e até um cartão vermelho: Everton Costa, que vinha protagonizando algumas discussões, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Com um jogador a mais, o Flamengo desestabilizou o Vasco e não demorou para empatar o jogo. Paulinho, aos 15min, acertou um belo chute de fora da área e marcou o gol que igualou o placar. Após desconstruir a vantagem vascaína, o Rubro-negro passou a administrar a partida, ciente de que o empate não era um mau resultado.
Com a dificuldade de contar com um homem a menos e abalado pelo empate sofrido, o Vasco não conseguiu estabelecer uma nova vantagem no placar. O Flamengo ainda pressionou algumas vezes nos últimos minutos, mas não alterou o 1 a 1 no placar ao apito final do árbitro.