Diante da Portuguesa, o Vasco não reencontrou o caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro e acumulou o quarto empate seguido na competição. Neste sábado, em partida da nona rodada, o clube carioca precisou segurar uma pressão final dos paulistas no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para segurar o empate por 1 a 1. Rodrigo fez o gol do time cruzmaltino e Gabriel Xavier marcou pela equipe visitante.
Com a igualdade, o Vasco foi aos 11 pontos e caiu para 11ª colocação na segunda divisão do futebol nacional. A Portuguesa somou seu sexto ponto e manteve a vice-lanterna isolada.
O Vasco saiu na frente graças à determinação de Edmilson, que desviou escanteio na trave, buscou o rebote e bateu cruzado. Atento, Rodrigo se esticou e desviou para o fundo das redes aos 13min. Seis minutos depois, Guilherme Biteco superou o goleiro Tom, mas a arbitragem não registrou o segundo gol da equipe cruzmaltina, assinalando impedimento na jogada, já que os atletas vascaínos participaram do lance, atrapalhando o arqueiro do time paulista.
Na frente no placar, o Vasco seguiu com o domínio da partida, mas a Portuguesa encaixou um bom ataque e conseguiu o empate aos 29min, quando Gabriel Xavier foi lançado pelo lado esquerdo da área e fuzilou sem chances para Diogo Silva. O time rubro-verde teve a oportunidade de virar cinco minutos depois, quando o goleiro dos anfitriões realizou uma saída maluca do gol, o deixou exposto e comemorou quando o clube visitante finalizou de longe sem pontaria.
Na etapa complementar, o Vasco começou melhor, mas permitiu que a Portuguesa tomasse as rédeas da partida. Com o domínio do confronto, a equipe paulistana conseguiu pressionar os donos da casa e exigir defesas difíceis do goleiro vascaíno.
Na décima rodada, o Vasco enfrenta o Boa Esporte no Estádio Municipal de Varginha, em partida agendada para as 21h50 (de Brasília), da próxima terça-feira. No mesmo dia, às 19h30, a Portuguesa recebe o América-MG no Canindé buscando sair da zona de rebaixamento.