A reação continua. Em busca de um ‘milagre’ para escapar do rebaixamento ao final da temporada, o Vasco segue dando sinais de que tem condições de alcança-lo. Em jogo disputado na tarde deste domingo no Maracanã, o time cruzmaltino venceu o Sport por 2 a 1 – gols de Nenê e Rafael Vaz – e assim deixou a lanterna do Brasileirão depois de nove rodadas.
Mas foi sofrido. O alívio só veio mesmo com o apito final. Antes disso, o excesso de passes errados impediu que o Vasco ‘matasse’ o jogo e tranquilizasse a torcida. Desta forma, o Sport buscou o gol de empate até os últimos segundos, mas faltou precisão nas finalizações.
Com o resultado, o Vasco chega aos 23 pontos (dez deles conquistados nas últimas quatro rodadas) e ultrapassa o Joinville no número de vitórias. Já o Sport, que perdeu o técnico Eduardo Baptista para o Fluminense no meio da semana, segue sem vencer como visitante neste Brasileiro e estaciona nos 37 pontos, ficando a sete tanto do G-4 como da degola.
O Vasco não precisou nem de dois minutos para ‘incendiar’ a torcida no já quente Maracanã. Em jogada pela direita, Madson cruzou para a área e Durval afastou mal. No rebote, Nenê cortou para a direita e bateu de canhota, colocado; no meio do caminho, Ferrugem tentou fazer o corte, mas acabou não conseguindo e mandando a bola para as redes. 1 a 0. E tudo parecia a favor do time carioca.
Apesar da pressão que vive, o Vasco mostrava-se tranquilo na partida e até criava algumas chances, como a de Rafael Silva, que deu um toque por cima de Danilo e quase marcou, aos 11min, e a de Nenê, que arriscou de fora da área aos 18min em rebote de escanteio e assustou. Porém, um cochilo da defesa cruzmaltina voltou a deixar o placar em igualdade, aos 39min. Marlone deu um lindo lançamento nas costas dos zagueiros e encontrou Élber, que matou no ombro e, com categoria, girou e finalizou de primeira. 1 a 1.
O gol desestabilizou o Vasco e, principalmente, o técnico Jorginho, que chegou a atirar longe um copo d’água depois de mais um erro bobo de sua equipe.
Na etapa final, foi a vez de a defesa do Sport cochilar. Logo aos 3min, após escanteio cobrado por Andrezinho da direita, Rafael Vaz apareceu entre os zagueiros e, com liberdade, cabeceou com estilo no canto esquerdo de Danilo. 2 a 1 e festa de novo no Maracanã. Mas o sofrimento seguiu. Errando muitos passes, especialmente na hora de aproveitar os contra-ataques, o Vasco pouco incomodava o Sport, que por sua vez partia para cima em busca do empate e assustava quase sempre em bolas aéreas.
Aos 30min, Nenê teve a chance de ‘matar’ o jogo após rebote da trave, mas sem goleiro conseguiu isolar. Sorte do Vasco que conseguiu segurar o ataque do Sport e o gol acabou não fazendo falta.