Uma obra emergencial da Cedae fechou o cruzamento das ruas Miguel Lemos e Barata Ribeiro, em Copacabana, na manhã desta segunda-feira. Um vazamento de uma adutora provocou a abertura de uma cratera na esquina das ruas, e as duas vias estão fechadas para a obra. Com uma grande operação de trânsito que alterou a reversível da orla de Copacabana ainda às 7h e chegou a fechar o Corte do Cantagalo, deu um grande nó no tráfego da Zona Sul, com reflexos em Botafogo, na Lagoa e Ipanema, mas agora só afeta Copacabana.
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, pediu que as pessoas que não precisem ir à Zona Sul que evitem a região na manhã desta segunda-feira por causa dos problemas. Segundo Osório, a Cedae disse que resolverá o problema o mais rápido possível, mas não deu prazo para a liberação da via.
“A Barata Ribeiro é uma importante artéria da cidade e o seu fechamento está causando grande impacto em toda a Zona Sul. Até a Lagoa, que seria uma opção, está sofrendo com os reflexos por causa do acesso no Corte do Cantagalo”, — disse Osório. A Cedae informou que o vazamento não foi de uma adutora de grande porte, o que agravaria o problema. Ainda não se sabe o que causou o acidente.
Osório disse ainda que a situação ficou ainda mais grave, porque a Barata Ribeiro é um importante corredor de ônibus. Devido à interdição da via, os coletivos foram desviados e a faixa reversível da Avenida Atlântica teve que ser modificada. De acordo com o secretário, a abertura da cratera ocorreu numa manhã em que a Zona Sul foi ainda mais impactada depois que motoristas que evitam passar pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá (que ficou fechada por seis horas devido a um protesto de moradores) optaram pela Linha Amarela e Barra.