Vendas caem e Rio tem pior resultado para fevereiro desde 2009
Publicado
emO comércio lojista do Rio ficou em baixa no mês de fevereiro. As vendas recuaram 8% na comparação com o mesmo mês em 2014 segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio nesta quinta-feira (26). Este é o pior resultado para fevereiro desde 2009, quando registrou resultado negativo de 1,5%.
A análise, que ouviu 750 estabelecimentos comerciais, mostrou ainda que na comparação com janeiro, o resultado foi pior e apresentou queda de 11%. No acumulado dos dois meses, em relação ao mesmo período de 2014, as vendas cresceram 0,8%.
“Normalmente fevereiro é um mês fraco em termos de vendas. É o início das férias, quando muita gente viaja, imprensado entre o Natal e o Carnaval. Além disso, nos dois primeiros meses do ano recaem diversos pagamentos como IPVA, IPTU e matrícula escolar. Mas o resultado negativo acabou refletindo a crise econômica, que vem afetando as atividades produtivas”, explicou o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, em nota.
Apesar do cenário, segundo Aldo Gonçalves, “comércio lojista continua fazendo o dever de casa, com promoções e facilidades de pagamento”.
Venda pior em tecidos e joias
Segundo a entidade no setor de bens não duráveis, as maiores quedas ocorreram no ramo de tecidos, -2%, calçados, -1,5% e confecções, -1,3%. Já do de bens duráveis, as piores vendas foram no ramo de joias, -1,7%, óticas, -1,4%, móveis, -0,9% e eletrodomésticos, -0,6%.
Entre o setor de bens duráveis, as lojas que venderam menos estão localizadas no Centro, -4,7%, Zona Sul, -1,2%, e Zona Norte, -0,6. O mesmo ocorreu no setor de bens duráveis, com -2,6%, -1,5% e -0,2%, respectivamente.
“A venda à vista com menos 1,5% e as vendas a prazo com menos 0,2% foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores”, informou o CDLRio.
Inadimplência
A análise mostrou ainda eu a inadimplência do comércio do Rio aumentou 1,1% em fevereiro, na comparação com 2014. O percentual de pessoas que colocaram suas dívidas em dia também aumentou, 2,7%. No entanto, as consultas, que medem o movimento do comércio, caíram 0,3%.
Na comparação com janeiro, a inadimplência cresceu 15,8%, e as consultas e dívidas quitadas reduziram 7,7% e 23,6%, respectivamente. No acumulado do ano (janeiro e fevereiro), em relação ao mesmo período do ano passado, as consultas, inadimplência e as dívidas cresceram 0,4%, 09% e 2,1%.
Cheque
A inadimplência e as dívidas quitadas, segundo o LIG Cheque, em fevereiro, cresceram 1% e 1,4%. De acordo com o cadastro da entidade, as consultas caíram 2,4%, na comparação com 2014.
Já em relação ao mês anterior, as consultas, inadimplência e dívidas caíram 20,3%, 9,4% e 19,5%, respectivamente. No acumulado do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 0,9% e 1,5% e as consultas diminuíram 1,8%.