O senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) destacou, em pronunciamento na Tribuna, ter participado da solenidade de apresentação de mais uma etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, realizada no Palácio do Planalto na quarta-feira (10). O parlamentar afirmou que o Brasil passou os últimos quatro anos sem investimento na construção de unidades habitacionais e classificou o governo atual como de “união e reconstrução”.
— Nesse período [2018-2022], nós tivemos um volume crescente de milhares de famílias carecendo da presença do Estado, da presença daquele que, um dia, em 2008, concebeu criativamente apresentar, aí sim, de forma inédita, o Programa Minha Casa, Minha Vida, que foi infaustamente, nesse período ao qual eu me referi, de quatro anos, abandonado, marginalizado e esquecido, quase chegando ao seu aniquilamento. É importante que nós voltemos a ter essa sensibilidade. É importante que nós voltemos a dar o espírito e humanizar o debate político.
Veneziano pontuou que o Brasil passa por um processo de reconstrução da relação política e da relação entre as instâncias governamentais com as organizações sociais.
— Quando se fala sobre união do Brasil e reconstrução do Brasil, nós devemos fazer essas menções elogiosas a um governo que se digna, como é o seu dever, a trabalhar arduamente para que nós o conquistemos, pari passu, dando, no debate político, a devida importância aos temas que são, de fato, prioritários. […] Quando nós temos estes instantes de reencontro com a boa política, quando nós temos a oportunidade que nos é dada por um governo que demonstra a sensibilidade e demonstra espírito humano, nós temos que aqui fazer, por justiça, as suas menções.