Maduro precavido
Venezuela mobiliza forças para exercícios militares
Publicado
emO presidente venezuelano Nicolas Maduro anunciou na madrugada desta terça, 10, inesperadamente, que novos exercícios militares começarão no país, após a queda nos preços globais do petróleo e os índices de ações subsequentes em queda acentuada.
“Estamos iniciando a segunda fase dos exercícios em prol da paz, independência e força de nossa pátria”, escreveu Maduro no Twitter.
Em meados de fevereiro, a Venezuela realizou seus primeiros exercícios militares em 2020, após o que Maduro disse que as forças de segurança nacional estavam preparando exercícios surpresa contra o terrorismo em meio à ameaça de grupos subversivos, que poderiam chegar da Colômbia e dos Estados Unidos.
Além disso, a Venezuela é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e um grande produtor de petróleo, o que significa que pode ser afetado pela queda nos preços do petróleo, desencadeada pelo fracasso da OPEP em concordar com cortes mais profundos na produção.
Forças militares e civis, incluindo a milícia nacional, foram enviadas para os estados de Miranda, Apure, Bolivar e o Distrito Capital.