A seleção da Venezuela derrotou o Uruguai por 1 x 0 na noite de quinta-feira e se classificou para as quartas de final da Copa América Centenário, deixando a “celeste” sem possibilidades de avançar no torneio, em um duro golpe para a equipe que mais vezes conquistou o título da competição continental.
Com a vitória, a Venezuela chegou a seis pontos no Grupo C, a mesma quantidade de pontos que o México, porém com pior saldo de gols.
O Uruguai ficou sem pontos, assim como a Jamaica, que perdeu por 2 x 0 para o México. Ambas as seleções estão eliminadas e sem chances de avançar no torneio.
A seleção venezuelana parece ter ressuscitado com o comando do técnico Rafael Dudamel, que há dois meses substituiu Noel Sanvicente, demitido após conseguir somente um ponto em seis partidas.
“O grupo está como todo o país: feliz, orgulhoso e emocionado. E não é para menos”, disse Dudamel em entrevista coletiva. “Dissemos que a meta era igualar ou melhorar o feito na Copa América em 2011 e assim vamos”, acrescentou o técnico, fazendo referência ao torneio jogado na Argentina, no qual a Venezuela foi semifinalista.
O único gol da partida veio de rebote com Salomón Rondón aos 35 minutos do primeiro tempo. Com a conquista, o atacante se torna o primeiro jogador de seu país a marcar em três edições da Copa América.
O Uruguai tentou de todas as formas buscar um empate, mas não encontrou a fórmula. O atacante Edinson Cavani desperdiçou uma boa chance aos 44 minutos do segundo tempo, e não conseguiu finalizar poucos segundos depois.