Andressa Pimenta
Se você acha que está fora de forma neste final de verão, adote uma rotina mais saudável. A dica é médico Humberto Jorge Isaac, cardiologista e vice-presidente da Central Nacional Unimed.
“Devemos nos conscientizar que a saúde é uma construção diária, não somente uma dádiva ou boa herança genética. Isso requer alimentação balanceada, exercícios físicos sob orientação profissional e idas periódicas ao médico”, sugere Jorge Isaac.
Veja as dicas do cardiologista para uma vida mais saudável:
– O primeiro passo é marcar uma consulta com seu médico. Ele determinará os exames necessários, conforme a faixa etária. É mais importante o quadro geral de saúde do que um ou outro indicador isoladamente.
– Nada de dietas radicais. O ideal é se alimentar bem, deixar o prato “colorido”, com legumes, verduras, cereais, frutas, carnes magras e laticínios. Caso a pessoa tenha diabetes ou hipertensão, o médico indicará quais alimentos deverão ser evitados.
– A eliminação de determinados alimentos por conta própria, contudo, não é recomendada. Isaac critica dietas que proponham, por exemplo, corte radical de carboidratos (batatas, massas, feijão, arroz) e liberação de alimentos ricos em proteínas e gorduras (como carnes e ovos). “A melhor refeição é a que equilibra grupos de alimentos que fazem bem à saúde, com o consumo de pelo menos dois litros de água por dia.”
– Se julgar necessário, o cardiologista poderá indicar um nutricionista para criar uma proposta voltada àquela pessoa, levando em conta seu perfil etário, peso e eventuais problemas de saúde.
– A academia é um trunfo importante para quem busca uma vida saudável. Pratique exercícios físicos e cardiovasculares com o acompanhamento de um especialista.
Mas, lembre-se: é importante seguir esse passo a passo com orientação médica.