Nas aulas de geografia, muitas pessoas devem ter reparado o termo “equinócio”. Embora tenhamos aprendido naquela época o que é esse fenômeno, pode ser que a definição de o que é equinócio de outono e de primavera tenha se perdido ao longo dos anos.
Agora, além de entender o que é equinócio de outono e de primavera, você vai descobrir o tipo de energia que cada um desses fenômenos emana e qual é a melhor forma de aproveitar esses eventos astronômicos.
Ao se questionar: “O que é equinócio de outono e de primavera?”, você deve buscar entender o que é um equinócio, em primeiro lugar. Para isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a geografia da Terra.
O planeta Terra tem um formato geóide e gira ao redor do Sol com uma leve inclinação. Essa configuração faz com que os raios solares atinjam a superfície terrestre de formas diferentes, de acordo com a porção (norte ou sul) do planeta, criando as estações do ano que apresentam datas diferentes para cada um dos hemisférios.
No caso do equinócio, porém, o Sol cruza a linha imaginária do Equador (que divide o planeta pela metade, horizontalmente) e atinge o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte com a mesma intensidade, como se as duas partes do planeta estivessem igualmente iluminadas.
Ainda assim, o equinócio de outono e o equinócio de primavera ocorrem em datas distintas para cada porção da Terra, visto que eles marcam o começo de determinadas estações.
Depois de entender o primeiro conceito sobre o que é equinócio de outono e de primavera, você vai aprender detalhes de cada um desses fenômenos, reconhecendo as energias que eles liberam e aproveitando rituais para melhorar a sua vida.
Equinócio de outono
Continuando a investigação para descobrir o que é equinócio de outono e de primavera, desvendaremos os mistérios do equinócio de outono. Esse fenômeno marca o primeiro dia de outono no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte. Na porção sul do planeta, o equinócio de outono acontece no dia 20 de março. Na porção norte, em 22 de setembro.
Isso significa que a Terra estará igualmente iluminada pelo Sol nos dias 20 de março e 22 de setembro. O dia e a noite terão a mesma duração – doze horas cada – e o anúncio do outono terá sido finalizado.
Energias do outono
Ao longo da sua jornada para responder o que é equinócio de outono e de primavera, garantimos que você aprenderá sobre as energias de cada um dos equinócios. Antigamente, o equinócio de outono era entendido como o momento para realizar a colheita de tudo aquilo que cresceu durante o verão, preparando-se para o inverno.
Sendo assim, o equinócio de outono é um momento de recolhimento, de analisar as questões da sua vida que foram cultivadas até o ponto onde você chegou. É uma fase mais harmônica, na qual você deve estimular seus melhores pensamentos e comportamentos.
Por ser o momento de colher os frutos que você plantou, é importante colocar em prática o exercício da gratidão. Agradeça pelas pessoas que estiveram ao seu lado durante as dificuldades, reconheça as batalhas que você enfrentou e crie lembranças que vão durar para toda a vida, não só durante o outono.
Ritual para o equinócio de outono
Do que seria a descoberta do significado do equinócio de outono e de primavera se não pudéssemos aproveitar esses fenômenos de forma prática? Arregace as mangas e se prepare para realizar um ritual para o equinócio de outono!
Para o equinócio de outono, você deve elaborar um ritual de purificação, para liberar de dentro de você tudo aquilo que quer deixar para trás. O resultado será mais eficiente se você fizer uma limpeza nos seus armários e na sua casa, mantendo todo o ambiente purificado.
Pegue um sino e mentalize tudo aquilo que precisa ser removido dos seus sentimentos e da sua vida. Passeie por cada canto da sua casa e badale onze vezes em cada um desses lugares, para renovar as energias que estão fluindo por eles. Depois movimente seu corpo sem critério, apenas com o intuito de movimentar as suas energias. Sinta a diferença!
Equinócio de primavera
Parece que você já é capaz de responder metade da pergunta: “o que é equinócio de outono e de primavera?”. Vamos para a outra metade: “O que é equinócio de primavera?”. É esse o fenômeno que determina o início da primavera no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, quando a Terra está igualmente iluminada em ambos.
O equinócio de primavera acontece no dia 20 de março, no Hemisfério Sul, e no dia 22 de setembro, no Hemisfério Norte. Essas datas parecem familiares? Note que no dia em que o outono começa em um hemisfério, a primavera começa no outro. O dia e a noite duram o mesmo tempo, com doze horas cada um.
Energias primaveris
As energias que o equinócio de primavera emanam só poderiam ser descobertas a partir do questionamento sobre o que é equinócio de outono e de primavera. O primeiro dia dessa estação do ano marca uma mudança significativa nos ares e na Terra. Antes, durante o inverno, nada crescia; agora tudo passa a florescer.
O equinócio de primavera define a renovação de um ciclo. É por isso que as pessoas, ao fazerem aniversário, dizem que completaram mais uma primavera. É o momento para se aventurar, crescer, começar novos projetos, fazer amizades e investir em relacionamentos.
É o período do ano ideal para se mostrar para o mundo, compartilhar seus sonhos e suas ambições, deixar para trás tudo que já passou e se preparar para um novo ciclo e para uma nova chance de ser feliz e de aproveitar cada experiência ao máximo. Entregue-se aos seus instintos e renove os seus pensamentos!
Ao final do seu aprendizado sobre o que é equinócio de outono e de primavera, você pode realizar um ritual para aproveitar as energias do equinócio de primavera. É tempo de florescer e de cultivar. Siga as instruções que preparamos e mentalize aqueles projetos nos quais você está investindo.
Ingredientes
Vaso pequeno;
Terra fresca (elemento Terra);
Sementes ou muda de uma planta;
Folha sulfite branca e quadrada;
Caneta de tinta azul;
Cristal de sua preferência;
Três paus de incenso;
Taça com água;
Vela lamparina branca.
O ritual
Em uma janela, deposite a terra no vaso dizendo: “A terra dá firmeza aos meus desejo e segurança para a minha vida”. Com a caneta azul, escreva no papel o que você deseja. Dobre o papel quatro vezes e o coloque em cima da terra.
Deposite o cristal em cima do papel e repita: “O poder do cristal me protege e me afasta do mal. Tudo o que eu desejo vem a mim”. Coloque três punhados de terra sobre os objetos e plante as sementes, dizendo: “Enquanto a natureza cresce, meu pedido cresce”.
Despeje toda a terra restante sobre o vaso e coloque os três paus de incenso em volta das sementes ou da planta, formando um triângulo. Acenda cada um deles falando: “O incenso purifica e leva aos céus o meu desejo”.
Com a lamparina acesa, diga as palavras: “O fogo alimenta a vida e a vida me dá o que eu peço”. Regue a terra com a água, dizendo: “Rego com amor o que desejo com fervor”. Deixe o altar montado durante toda a noite e descarte os restos de vela e de incenso ao amanhecer.6