Com uma vida cada vez mais corrida e estressante, a busca pelo bem-estar por meio de técnicas mais naturais e integrativas vem se intensificando e se tornando cada vez mais popular.
Não faltam técnicas para que consigamos alcançar o equilíbrio físico e mental. E o yoga é uma dessa técnicas, particularmente uma das mais procuradas e praticadas por pessoas que desejam alcançar um corpo saudável e uma mente mais centrada.
A prática regular do yoga ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, garante maior concentração e força para lidar com desafios e obstáculos. Ademais, tem a capacidade de aumentar a força muscular e a nossa flexibilidade. É, portanto, um tratamento completo, global, além de ser extremamente prazeroso.
Quem já é adepto dessa técnica, que também é uma filosofia de vida, sabe muito bem dos benefícios que ela proporciona e tudo isso está começando a ser comprovado cientificamente. Já existem várias pesquisas que sugerem que o yoga é capaz de promover a melhora geral da saúde, incluindo a mitigação de dores e, até mesmo, a prevenção de algumas doenças.
O que é yoga, afinal?
Explicando de forma sucinta, yoga é um conjunto de práticas com o propósito de harmonizar corpo, mente e respiração, por meio de técnicas de respiração (pranayamas), de posturas (ásanas) e de meditação.
O termo “yoga” origina-se do sânscrito por meio da raiz verbal “yuj”, cujo significado é “unir; integrar; totalizar”. É uma filosofia milenar surgida na Índia, que tem como fundamento as filosofias budistas e hindus.
Benefícios do yoga
Entre os incontáveis benefícios do yoga, podemos destacar o aprimoramento da capacidade de concentração e de consciência corporal. A prática ajuda a reduzir a ansiedade, o estado de estresse e é uma aliada no tratamento de transtornos como a síndrome do pânico e a depressão. O yoga ainda pode melhorar a nossa autoestima, aliviar a tensão e nos deixar mais felizes.
No corpo, os benefícios são bem extensos: promove relaxamento total e condicionamento físico; auxilia no aperfeiçoamento da flexibilidade, da postura e do tônus muscular; previne e alivia as dores nas articulações; controla a pressão e ajuda a melhorar a saúde do coração e dos ossos; auxilia no emagrecimento; turbina o sistema imunológico e é capaz até de melhorar o sexo. Há uma infinidade de outros benefícios, muitos deles analisados em diversos estudos científicos.
Ao praticar yoga, conseguimos alcançar um estado de paz e de quietude, o que nos ajuda a na conexão com nós mesmos, viabilizando o autocontrole e o autoconhecimento.
Yoga e signos
Como pudemos perceber, o yoga ajuda muito nas questões emocionais, o que tem relação com a nossa forma de lidar com sentimentos, ações e comportamentos. E como cada um é cada um, nada melhor do que essa prática para ajudar a equilibrar nosso estado de espírito com base em nossa personalidade.
Encontre a posição de yoga perfeita para cada signo
Sendo assim, resolvemos aliar o yoga à astrologia para trazer os benefícios que a prática pode proporcionar para cada signo com base em suas características mais pessoais. E pode acreditar: com certeza, você vai encontrar o benefício ideal para você. Venha conferir!
Áries
Arianos são pessoas ativas, naturalmente estressadas e que acabam sofrendo com a ansiedade. Eles precisam aliviar o estresse, acalmar-se e aprender a controlar as emoções.
Para esses nativos, o yoga:
Ajuda a controlar o estresse;
Promove mais calma e equilíbrio;
Melhora a qualidade do sono;
Controla a raiva;
Ajuda na flexibilidade física e emocional.
Touro
Taurinos são pessoas fortes, porém um pouco teimosas e com tendência a se acomodarem um pouco. Eles precisam sair da zona de conforto e aceitar mudanças.
Para esse nativo, o yoga é capaz de:
Ajudar a aceitar as mudanças na vida;
Promover o autoconhecimento e a consciência;
Ajudar a ter mais resiliência;
Ajudar a respirar melhor;
Proporcionar mais espaço nos pulmões para respirar.
Gêmeos
O geminiano é multitarefa, ou seja, capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Isso, porém, provoca muita dispersão, além de cansaço físico e mental com tantas tarefas e tantos pensamentos. É preciso desacelerar e cuidar dos pensamentos!
Para esse nativo, o yoga pode:
Ajudar a manter o foco;
Trazer para o momento presente;
Ajudar a relaxar e a reduzir a tensão;
Ajuda a aliviar enxaquecas;
Turbinar o sistema imune.
Câncer
Cancerianos são muito emotivos e, em desequilíbrio, podem ter problemas e exagerar um pouco no drama. Além disso, tendem a guardar um pouco de ressentimento, o que pode travar mente e corpo, por isso eles precisam limpar a mente e o corpo e melhorar sua relação consigo mesmo.
Para esses nativos, o yoga tem o poder de:
Melhorar o equilíbrio físico e psicológico;
Reduzir a tensão e o estresse;
Aumentar a autoestima;
Melhorar a postura;
Prevenir dores nas articulações.
Leão
Leoninos são bastante autoconfiantes, mas nem sempre essa autoconfiança reflete seu estado de espírito real.
Harmonize seus chakras com auxílio do yoga
Muitas vezes, a vaidade deles pode esconder certa insegurança e eles precisam afirmar seu valor de forma genuína.
Para esses nativos, o yoga consegue:
Melhorar a autoestima;
Aprimorar o autoconhecimento;
Desconstruir emoções negativas;
Ajudar a servir os outros;
Guiar o corpo para a cura.
Virgem
Virginianos, quando se concentram no perfeccionismo, podem se tornar pessoas muito críticas e difíceis de lidar, tornando-se difíceis até para eles mesmos. Eles precisam de uma força para olhar as coisas com mais leveza.
Para esses nativos, o poder do yoga:
Melhora a flexibilidade física e emocional;
Proporciona mais felicidade e bem-estar;
Reduz a insônia;
Equilibra saúde física e mental;
Aumenta a imunidade.
Libra
Librianos tendem a ser pessoas indecisas quanto a fatos e pessoas. Para não se indisporem, acabam agradando e colocando os outros acima de suas próprias vontades. Eles precisam naturalmente de equilíbrio, além de coragem e clareza para lidar com essas situações.
Para esses nativos, o yoga pode:
Ajudar a manter o equilíbrio físico e mental;
Permitir maior clareza na tomada de decisões;
Ajudar a cuidar de si mesmo;
Amenizar o estresse;
Prevenir problemas digestivos.
Escorpião
Esse signo transmite intensidade e vontade de controlar tudo, pois é preciso que tudo passe pelas mãos do escorpiano. Além disso, ele tende a ser um pouco reservado demais, o que pode prejudicar sua interação com os outros. Ele precisa de um pouco de leveza e abertura, além de confiança nos outros.
Para esse nativo, o yoga tem o poder de:
Beneficiar os relacionamentos;
Aperfeiçoar o autoconhecimento do corpo;
Aumentar a paciência e a consciência dos fatos;
Melhorar o sexo;
Ajudar a aceitar as mudanças.
Sagitário
Sagitarianos são muito leves, mas às vezes essa leveza é tão excessiva que faz com que eles sejam desapegados e desinteressados, podendo, por vezes, ser um pouco irresponsáveis. Eles precisam se concentrar no que é sério e ter um pouco mais de atenção em relação às pessoas.
Para esses nativos, o yoga pode:
Ajudar a reforçar o foco;
Melhorar a respiração;
Auxiliar a aprimorar a disciplina;
Ajudar a enfrentar medos e barreiras psicológicas;
Fortalecer os músculos.
Capricórnio
O capricorniano tende a ser naturalmente estressado, pois está sempre focado no futuro, planejando seu sucesso, achando que não tem tempo para desacelerar e fazer uma pausa.
Com isso, ele acaba não relaxando e desconsiderando suas próprias emoções. Ele precisa dar uma freada e buscar um momento de paz.
Para esse nativo, o yoga tem o poder de:
Aliviar o estresse;
Trazer mais felicidade, elevando os níveis de serotonina;
Auxiliar no controle do sistema nervoso;
Ajudar a focar o presente, o agora;
Aliviar a tensão, especialmente nos ombros e no pescoço.
Aquário
O aquariano tem uma forte tendência a se isolar até de si mesmo. Quando ele foca demais o coletivo, esquece-se de ser um pouco egoísta e de olhar para si.
Desvende o segredo para ter um corpo forte e saudável
Quando se isola do mundo, ele tende a não se envolver muito com as pessoas e precisa de um meio-termo em ambas as situações.
Para esse nativo, o yoga pode:
Promover melhorias na forma como ele se relaciona com os outros;
Melhorar o equilíbrio;
Auxiliar na conexão com os outros;
Ajudar a cuidar de si mesmo;
Prevenir algumas dores.
Peixes
Os piscianos são distraídos por natureza. Diferentemente dos geminianos, eles nem sempre conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, portanto perdem o foco até mesmo quando realizam uma única atividade. É um tipo de distração diferente, que demanda um tratamento mais profundo, num nível emocional, pois sua dispersão está relacionada com as suas emoções.
Para esses nativos, o yoga ajuda a:
Reter mais informação;
Aperfeiçoar o condicionamento físico;
Aprimorar o foco, a atenção e a memória;
Lidar com as próprias emoções;
Controlar os níveis de cortisol.
Gostou das dicas para o seu signo? Quer levar essa informação para alguém de quem você goste muito? Essas informações podem ajudar muito a melhorar o estilo de vida dessas pessoas, trazendo equilíbrio e paz de espírito.
E se você ainda não pratica yoga, experimente começar aos poucos, há várias vertentes e, certamente, uma se encaixará na sua personalidade. Sem falar que atualmente há várias possibilidades para praticar, inclusive na modalidade on-line e de forma guiada. Com certeza, sua vida vai alcançar outro nível no que diz respeito ao bem-estar e à felicidade! Cuide-se, pois você merece!