Curta nossa página


João Pessoa

Vereadores querem ampliar horário do Muriçocas no Carnaval

Publicado

Autor/Imagem:
Karolyne Alcântara, Edição - Foto Divulgação

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou uma sessão especial para debater a ampliação do horário de término do bloco pré-carnavalesco ‘Muriçocas de Miramar’. A proposta é encerrar os festejos às 4h, em vez das 2h, como acontece atualmente. O debate foi proposto pelo vereador João Almeida (PDT).

João Almeida destacou que o bloco ‘Muriçocas do Miramar’ é um dos maiores e mais tradicionais eventos pré-carnavalesco do Brasil, reconhecido como Patrimônio Imaterial de João Pessoa, e já foi o maior bloco de pré-carnaval da América Latina. De acordo com ele, nos últimos anos, o horário limitado do evento tem prejudicado sua grandiosidade e seu impacto cultural, social e econômico.

“O encerramento precoce do bloco, atualmente às 2h, compromete a capacidade de organização e apresentação dos trios elétricos e artistas, além de dificultar o trabalho dos comerciantes informais e empresas envolvidas. Por ser patrimônio imaterial, o bloco exige medidas que preservem e fortaleçam sua relevância. A ampliação do horário para as 4h possibilitará uma maior valorização do evento, melhora da qualidade e valor cultural, beneficiando os foliões, a economia local, os comerciantes informais, os organizadores e a imagem cultural de João Pessoa”, justificou.

O parlamentar espera que a Câmara possa aprovar um projeto com a prorrogação do horário de encerramento bloco antes do evento deste ano, que acontece na quarta-feira (26). Ele pediu que as instituições se desdobrem, apenas um dia por ano, para garantir a evolução do bloco pela Via Folia por mais tempo.

O vereador Luís da Padaria (Agir) afirmou que é preciso dialogar para que haja a valorização do pré-carnaval da cidade. “A gente sabe que temos normas, mas tudo pode ser conversado e flexibilizado. Está na hora de todo mundo se unir e salvar o bloco Muriçocas do Miramar. Estamos aqui para somar, vamos trabalhar pelo povo e pelos mais humildes”, afirmou o parlamentar, agradecendo a presença de todos na sessão, pelo compromisso com o carnaval de João Pessoa.

Já Guguinha Moov Jampa (PSD) argumentou que, pelo desfile ocorrer em um dia de semana, é natural que as pessoas demorem um pouco mais a chegar ao local de concentração do bloco, e isso já limita o tempo de festa na avenida. De acordo com ele, o tempo também é curto para todos os trios chegarem ao final. “Precisamos pedir à Polícia Militar e ao Ministério Público para reavaliar, reconsiderar. Se não puderem estender o fim para 4h, vamos colocar às 3h. O que não podemos é penalizar as Muriçocas, deixando o horário cada vez mais curto, porque grande o bloco sempre vai ser. Para os ambulantes isso também é importante, já que quanto mais tempo de bloco tiver, mais eles poderão vender”, defendeu o parlamentar.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.