Notibras

Verstappen dá outro chega pra lá em Hamilton e marca pole

O circo da Fórmula 1 está mudando de vez. Que o diga Max Verstappen, quevenceu a primeira Corrida de Qualificação da história da categoria ao ultrapassar Lewis Hamilton antes mesmo da primeira curva em Silverstone.

A prova definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2021, que terá Verstappen largando na frente. Foi a oitava pole-position da carreira do holandês.

Hamilton terminou em segundo, seguido por seu companheiro de equipe da Mercedes Valtteri Bottas. A corrida será neste domingo, com transmissão da Band.

Charles Leclerc, da Ferrari, terminou na quarta posição – mesma posição que largou. Já seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, recebeu um toque de George Russell na volta inicial e caiu para o fim do grid. Em uma boa corrida de recuperação, Sainz terminou em 11º.

Lando Norris terminou em quinto, logo à frente do seu companheiro de equipe na McLaren Daniel Ricciardo. Fernando Alonso foi o grande destaque do dia com uma largada irreparável. O espanhol ganhou seis posições na primeira volta, assumindo a P5, mas acabou perdendo posições para a McLaren e terminou em sétimo.

Sebastian Vettel larga em oitavo, seguido por Russell e Esteban Ocon, completando os dez primeiros. Sergio Perez acabou rodando e caiu para as últimas posições, mas abandonou a corrida e vai largar na última posição.

Verstappen largou muito bem e assumiu a liderança da corrida antes da primeira curva. Uma largada impecável do piloto da Red Bull. Alonso partiu da sexta fila do grid para a sexta posição na corrida.

Russell e Sainz se tocaram, os dois perderam posições, mas o espanhol levou a pior e caiu para a 16ª posição. Russell, que largou em oitavo, era o 10º colocado no fim da primeira volta. O incidente foi para investigação dos comissários, que decidiram por analisar o toque depois da corrida.

Perez não fez uma boa largada e perdeu duas posições, caindo para a P7. No fim do grid, Mazepin e Schumacher se chocaram, com o primeiro rodando.

Na volta 4, Verstappen já tinha mais de um segundo de vantagem para Hamilton e, sendo assim, o britânico não podia usar o DRS. Uma volta depois, Perez errou sozinho, rodou, mas não bateu. O mexicano voltou perigosamente na pista, na 19ª posição.

Na volta 9, Ricciardo ultrapassou Alonso pela sexta posição. O espanhol tentou dar o troco, mas não teve sucesso. Hamilton tentava se aproximar de Verstappen e pediu mais potência para a equipe pelo rádio. Apesar disso, Verstappen seguia o bom ritmo e abria vantagem – que era de quase três segundos.

Sainz fazia uma boa corrida de recuperação depois do toque com Russell. O piloto da Ferrari fez uma bela ultrapassagem em Gasly para assumir a 11ª posição.

Veja o grid com os 10 primeiros
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Valtteri Bottas (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
8) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
9) George Russell (Williams/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)

Sair da versão mobile