Notibras

Vettel deixa Hamilton para trás e fica com a pole no Bahrein

Foto/Divulgação

A Ferrari voltou a dominar no Bahrein, e Sebastian Vettel conquistou a pole position do GP deste domingo. O alemão foi o mais rápido no treino classificatório deste sábado e cravou 1min27s958, novo recorde da pista. Kimi Raikkonen, seu companheiro de escuderia, formará a primeira fila.

Já o britânico Lewis Hamilton vai largar somente na nona colocação e terá a difícil tarefa de, ao menos, garantir um pódio à Mercedes. Embora o atual campeão mundial tenha garantido o quarto melhor tempo (1min28s220), ele terá de largar mais atrás por ter sido penalizado pela necessária troca da caixa de câmbio.

Desta maneira, a Mercedes aposta todas as suas fichas em Valtteri Bottas. O finlandês assegurou a terceira colocação no grid de largada ao cravar 1min28s124, mas esteve longe de superar o ritmo da Ferrari, que vem mostrando a cada etapa que deverá brigar de igual para igual com a equipe alemã pelo título neste ano.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, dividirá a segunda fila com Bottas. O australiano, cotado na Ferrari e que provavelmente se despedirá da equipe austríaca ao fim da atual temporada, teve como melhor tempo a volta completada em 1min28s398. Atrás dele virá uma surpresa: Pierre Gasly. O estreante como titular na Toro Rosso, surpreendentemente, ficou com o sexto posto ao cravar 1min29s329 em um ótimo fim de semana da equipe satélite da RBR.

Já Max Verstappen participou apenas dos primeiros minutos do treino classificatório para o GP do Bahrein. O holandês da Red Bull perdeu o controle do seu carro logo na curva 2 em uma de suas voltas e acabou se chocando contra o muro. Ainda assim, o tempo que ele havia registrado foi suficiente para classificá-lo ao Q2, período em que não pôde ir à pista por conta do estrago do seu carro. Desta maneira, ele largará da 15ª colocação.

Fernando Alonso, por sua vez, saiu de cena um tanto quanto decepcionado. Após o quinto lugar no GP da Austrália, o piloto espanhol mostrou empolgação e otimismo em relação à evolução da McLaren, porém, neste sábado sua equipe voltou a frustrá-lo, e o bicampeão mundial teve de se contentar com o 13º posto no grid de largada, uma vez que não conseguiu se classificar para o Q3 e brigar pelas dez primeiras posições.

Sair da versão mobile