Curta nossa página


Britânico lidera

Vettel erra com chuva, bate e Hamilton vence na Alemanha

Publicado

Autor/Imagem:
Mário Camargo, Edição

Choveu, Sebatian Vettel (Ferrari) bateu e Lewis Hamilton (Mercedes), que largou em 14º por problemas no carro no treino de classificação da véspera, pisou fundo e venceu o GP da Alemanha de F´rmula 1, neste domingo. Com o resultado o britânico recuperou a ponta do Mundial da categoria, com 188 pontos contra 171 do seu adversário alemão.

Hamilton sorriu após receber a bandeirada, numa verdadeira corrida de recuperação. E ainda na pista, e riu também com o erro primário de Vettel, que dominou a maior parte corrida mas bateu sozinho na 51ª de 67 voltas depois que começou a chover em Hockenheim.

Além da grande pilotagem, Hamilton também foi perfeito ao peitar a equipe Mercedes, que estava pronta para uma segunda troca para pneus logo após Vettel bater, mas viu o inglês desistir em cima da hora do pit stop. Isso o permitiu assumir a liderança com as trocas de pneus de Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen e segurá-los depois do safety car causado pelo acidente do alemão da Ferrari.

Hamilton também contou com uma intervenção direta da Mercedes, que, após Bottas atacar o inglês na relargada, mandou o finlandês manter o segundo lugar, mesmo tendo mais ação naquele momento da prova. No fim, Bottas e Raikkonen terminaram em segundo e terceiro.

Completaram a zona de pontuação, do quarto ao décimo lugares, Max Verstappen (RBR), Nico Hulkenberg (Renault), Romain Grosjean (Haas), Sergio Perez (Force India), Esteban Ocon (Force India), Marcus Ericsson (Sauber) e Brendon Hartley (STR).

Azarado no treino de classificação, disputado neste sábado, quando um problema hidráulico impediu que ele conseguisse mais do que a 14ª colocação no grid de largada, Hamilton não teve dificuldade para ultrapassar seus adversários até a 14ª volta, quando ganhou a quinta posição de Kevin Magnussen, da Haas. A partir daí, porém estavam à frente dele, com boa vantagem, Max Verstappen, da Red Bull, Bottas e os carros da Ferrari.

Kimi Raikkonen fazia prova discreta até aparecer na primeira posição após trabalho nos boxes dos dois carros da Ferrari. Com Sebastian Vettel em segundo lugar naquele momento, a equipe tentou ser discreta ao sugerir que o finlandês cedesse a ponta para o companheiro, ordem cumprida a contragosto.

O australiano Daniel Ricciardo tentava fazer prova de recuperação, depois de largar em 19º lugar por causa de troca de componentes do motor na sexta-feira, mas um problema mecânico o obrigou a abandonar a prova na 29ª volta, em um momento em que a corrida parecia caminhar para um desfecho sem muitas emoções.

Quando a chuva começou, porém, alguns pilotos, como Charles Leclerc, da Sauber, e Max Verstappen, da Red Bull, tentaram aproveitar a oportunidade para colocar pneus intermediários, mas a tática se mostrou frustrada em um primeiro momento. O holandês até voltou para os boxes e colocou pneus lisos de novo, mas a chuva aumentou muito pouco depois, para o azar do holandês.

Bottas ultrapassou Raikkonen na 51ª primeira volta, uma antes de Vettel perder o controle do carro e terminar a participação dele momentos antes de a chuva parar. Os dois finlandeses foram para os boxes logo na sequência, deixando o caminho livre para Hamilton. O britânico ainda se defendeu de surpreendente ataque de seu companheiro e conduziu o carro até o fim, sob a ameaça da volta da chuva.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.