Sebastian Vettel dificilmente conseguirá sorrir no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, neste domingo, em Barcelona. Após alcançar o Q3, mas sofrer com problemas no câmbio, o tetracampeão mundial não conseguiu completar uma volta rápida e largaria da 10ª colocação. Largaria. A equipe Red Bull confirmou que teve de trocar a caixa de câmbio do piloto alemão, que, assim, perderá cinco posições e ocupará a apenas a 15ª posição do grid.
Com a Red Bull apresentando um bom desempenho durante todo o fim de semana na Espanha, Vettel iniciou o sábado como um possível candidato a surpreender as Mercedes no treino classificatório. Ele chegou ao Q3 – última parte do evento – com o quinto melhor tempo, mas, logo ao sair do pit-lane, continuou lento e parou o seu carro na curva 3. Houve um problema na segunda marcha.
“Tentei seguir mesmo sem a segunda marcha, mas na curva 1 o carro travou em quinta marcha, o carro perdeu potência e tive de diminuir”, explicou Sebatian Vettel, que, depois, foi informado do dano à caixa de câmbio. Ela teve que ser trocada e, assim, o alemão perdeu cinco posições no grid. Tudo isto, porque o regulamento diz que uma mesma caixa deve ser utilizada por seis eventos consecutivos. Como esta é apenas a quinta corrida do ano, Vettel foi punido.
Agora, ele largará atrás de Kevin Magnussen, da McLaren, na 15ª colocação. Felipe Massa, que fez o 9º melhor tempo e partiria uma posição à frente do tetracampeão, terá como companheiro de quinta fila outro alemão: Nico Hulkenberg, da Force India. Sergio Perez pulou para o 12º posto, e Daniil Kvyat, para o 13º. O pole position foi o britânico Lewis Hamilton, seguido por seu parceiro de Mercedes, Nico Rosberg, em segundo, e pelo companheiro de Vettel, Daniel Ricciardo, em terceiro.