Um vídeo que tem como personagem central o delegado Jorge Xavier, ex-diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, é o mais novo viral da internet. Nas imagens que circulam nas redes sociais e no aplicativo whatsapp, ele aparece levando filhos para a escola no carro de representação quando ainda ocupava o cargo.
São duas curtas gravações. O tempo somado beira os 3 minutos. Jorge Xavier aparece recebendo as crianças das mãos de uma babá, supostamente na residência da ex-esposa dele. Em seguida os ‘caronas’ entram no veículo, que sai circulando pelas ruas de Brasília.
O carro é uma SUV Hyllux de cor preta da Toyota, placas JJC 8851. O uso do veículo é restrito às atividades do diretor da Polícia Civil. Se a autenticidade das imagens for confirmada, Jorge Xavier pode responder a um processo de improbidade administrativa.
Procurado para comentar os filmes, o ex-diretor não foi localizado. Seu sucessor na Polícia Civil, delegado Eric Seba, não retornou as ligações para a Redação de Notibras. Consultados, alguns delegados se mostraram revoltados com as imagens. Houve quem dissesse que é caso de demissão sumária.
Partidários de Jorge Xavier, que foi indicado para o cargo pelo atual conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal Paulo Tadeu, associam a divulgação do vídeo a uma campanha para desacreditar o ex-diretor.
Comenta-se nos bastidores políticos que Xavier estaria prestes a reassumir o cargo, com as bênçãos do PT. O Palácio do Buriti descarta essa possibilidade.
Embora se mantenham no anonimato sob o argumento de que poderiam sofrer retaliações de Eric Seba, delegados e agentes ligados a Jorge Xavier nominam uma lista de suspeitos pela produção e divulgação das imagens.
Entre os nomes conhecidos no âmbito da Polícia Civil da capital da República e apontados como desafetos de Jorge Xavier, aparecem os delegados Cláudio Monteiro, ex-chefe de Gabinete de Agnelo Queiroz, e João Rodrigues, Débora Menezes, Marcello Oliveira, Welber Lins, Mauro Cézar, Maurício Coelho e Ulisses Silva.
José Seabra