Administrada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a Vila Olímpica do Sampaio oferece, desde o início do ano, aulas de judô para crianças, jovens e adultos. Com média de 40 alunos, a meta é chegar a 100 inscritos até o fim do primeiro semestre. As aulas são oferecidas às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde.
– A atividade esportiva serve como ferramenta para a formação do indivíduo. O judô trabalha o equilíbrio interno e externo, preparando os alunos para exercerem atividades além do esporte – disse o administrador da Vila Olímpica, Cristiano Gomes.
O objetivo é, através da disciplina, incentivar crianças e jovens a permanecerem na escola. Campeã brasileira de judô, Mariane Batista, de 23 anos, dá aulas na Vila Olímpica. Ela e o pai, que é judoca profissional e a incentivou a praticar o esporte, integram a equipe de treinadores das seleções brasileiras masculina e feminina da categoria Sub-15.
– A luta favorece a concentração, disciplina e melhora o condicionamento físico. Também repassamos preceitos básicos de um lutador, como honestidade, companheirismo e a superação de limites, que servem para a vida – afirmou a treinadora.
Plano de vida
Na Vila Olímpica do Sampaio, os alunos têm entre 7 e 16 anos. Larissa Santos Ferreira, de 9 anos, quer ser professora e repassar seus conhecimentos para outras pessoas.
– Me dedico bastante e gosto muito de judô. Sempre tive o sonho de ser profissional e dar aula, porque meu pai luta jiu-jítsu e me incentiva – contou Larissa.
Thiago do Nascimento, de 14 anos, tem tido ótimo rendimento no dojô.
– Além de trabalhar persistência e foco, hoje vejo o judô como uma grande porta se abrindo, não só no esporte, mas também na vida – ressaltou o jovem.