Virada do Cerrado atrai muita gente com atividades esportivas e culturais no Lago Norte
Publicado
emPaula Laboissière
Além do tradicional desfile do Dia da Independência, a capital federal sedia nesta quarta (7) o primeiro dia de programação do projeto Virada do Cerrado. A proposta é promover uma grande mobilização, em diversos pontos do Distrito Federal, em prol da educação ambiental. Os eventos incluem atividades educativas, esportivas e culturais, como palestras, mutirões, feiras e shows.
Durante a cerimônia de abertura, no Parque das Garças, a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Villas Boas, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, defenderam a preservação do cerrado e a “virada” de consciência da população quanto aos desafios e soluções possíveis.
A subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Gabriela Batista, lembrou que o bioma representa uma espécie de berço das águas, por ser responsável por oito das 12 bacias identificadas na região. Gabriela também destacou a importância do tema adotado pelo projeto este ano – a mudança climática.
“É um dia muito emblemático para nós por se tratar do Dia da Independência”, avaliou o secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima. “Só haverá efetiva independência do nosso Brasil no dia em que cada cidadão e cidadã tiver a compreensão dos nossos recursos naturais e da nossa biodiversidade como elemento fundamental para o desenvolvimento do país.”
Agência Brasil