O Dia da Saúde Ocular, que se comemora nesta sexta-feira (10) será marcado com exames gratuitos do teste do olhinho, para crianças, e exames de prevenção de glaucoma, para adultos, por uma equipe do Visão Institutos Oftalmológicos.
A campanha também visa conscientizar a população quanto ao zelo com os olhos nesta época de baixa umidade. Durante o evento haverá um especialista disponível para esclarecer dúvidas sobre os cuidados necessários para manter a saúde ocular em dia.
O período de férias escolares, lembram especialistas em olhos, é sinônimo de parques e clubes cheios de crianças disputando um brinquedo ou o melhor lugar na piscina. Neste momento, diversão é o principal objetivo independentemente da hora ou do lugar e os cuidados com o corpo nem sempre são prioridades.
Os olhos, inclusive, podem sofrer com a radiação solar e com a baixa umidade que esta época do ano traz. Conscientizar a criança quanto ao uso dos óculos escuros é difícil, mas fica a cargo dos pais arcar com a responsabilidade e ter criatividade na hora de sair ao sol.
O oftalmopediatra do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, Rodrigo Machado, afirma que o primeiro passo para os pais é dar o exemplo. “Se a criança vê os pais de óculos, boné e protetor solar, é mais fácil querer imitá-los. Nessas horas, vale mais o faça o que eu faço, do que o faça o que eu falo”, aconselha o especialista.
O médico afirma que a exposição à radiação ultravioleta é cumulativa. De modo que a criança pode não sofrer agora, mas ao longo dos anos quando for adulta e, principalmente, na velhice poderá sentir as consequências.
– Esta exposição pode ser a causadora da catarata e da degeneração da mácula que leva a cegueira, claro que isto tudo a longo prazo. A camada de ozônio não está mais tão eficiente quanto antes, então quanto maior for a proteção, menor é a chance de sofrer futuramente. Isto também pode se aplicar aos cuidados com a pele, compara.
Aos pais que têm “filhos peixinhos” ou que adoram uma areia, é bom preocupar-se um pouco mais. “Areia branca e a água são ótimos refletores dos raios ultravioletas”, afirma o especialista. É importante ainda, tomar cuidado maior com a qualidade da lente que a criança está usando. “Comprar óculos escuros de qualidade é mais prejudicial aos olhos do que simplesmente não usá-los. Nessas horas é sempre bom investir mais dinheiro e obter maior proteção”, adverte.
Além disto, o oftalmologista destaca os cuidados com a hora certa de levar as crianças para passear a céu aberto. “Se quer proteger mesmo o seu filho, além dos óculos, não o deixe exposto ao sol entre 10h e 16h. Isto vale também para os adultos.”
É comum ver lojas de calçados infantis oferecerem óculos escuros de brinde na compra de um determinado sapato, por exemplo. Combinar os acessórios pode deixar o seu filho “na moda”, mas Rodrigo Machado afirma que dificilmente o objeto terá toda a proteção que a criança precisa e indica que os pais levem os óculos a um oftalmologista antes que a criança os use.
“Em geral, os brindes têm baixo custo e provavelmente pouca qualidade. Não é bom generalizar, mas indico sempre ter um ‘pé atrás’. O especialista vai examinar as lentes e dar a certeza se são adequadas na filtragem da radiação nociva, por meio do espectrofotômetro (instrumento que mede a intensidade de radiação para cada comprimento de onda)”, finaliza.
Serviço
Teste de olhinho e aferição da pressão intraocular
Data: 10 de julho de 2015
Local: Boulevard Shopping (716 Norte)