O Vitória pode até permanecer na zona de rebaixamento ao fim da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas pelo menos deu indícios, na noite deste sábado, de que as perspectivas são boas para a luta contra a degola. Fora de casa, no Estádio Heriberto Hulse, a equipe baiana venceu o Criciúma por 3 a 1, com destaque para os gols do atacante Caio.
Emprestado pelo Internacional, o jogador definiu o resultado em partida em que o Vitória teve, na maior parte do tempo, um jogador a mais – Escudero foi expulso. Assim, o time chega aos 11 pontos na 16ª rodada, embora possa voltar para a zona da degola se o Bahia vencer o Inter no domingo. O Criciúma, por sua vez, tem também 11 pontos, no 14º lugar e em vantagem nos critérios de desempate.
Criciúma e Vitória voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado. O time catarinense pega o São Paulo no Morumbi, às 18h30 (de Brasília). Já os baianos recebem o Grêmio no Barradão, em Salvador (BA), às 21h.
A eficiência ofensiva apresentada pelo Vitória condicionou a partida no Heriberto Hulse, já que a equipe rapidamente abriu o placar e, a partir de então, foi sempre cautelosa em campo. O gol saiu aos 18min, Euller invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro para Dinei, que tocou no meio onde Caio, livre, empurrou para o gol vazio.
O Criciúma tentou a reação e quase marcou aos 29min. Após bate-rebate na área do Vitória, Wilson fez duas grandes defesas e mandou a bola para escanteio. Aos 38min, o zagueiro Escudero perdeu a paciência, reclamou muito com o árbitro Marcelo de Lima Henrique e recebeu cartão amarelo; mesmo assim, continuou reclamando e foi expulso de campo.
Com um a menos em campo, a situação ficou complicada para o Criciúma. O time ainda marcou gol aos 8min, com Paulo Baier completando cruzamento na área, mas o experiente jogador foi pego em posição irregular, e o impedimento foi marcado. Aos 22min, o Vitória fez o segundo gol e matou o jogo. Richarlyson cobrou escanteio e Caio completou de cabeça para fazer mais um.
Aos 28min, o Criciúma mais vez balançou as redes, mas de forma irregular: Ronaldo Alves ficou com sobra após dividida em cobrança de escanteio e completou para o gol, mas o árbitro marcou toque de mão no lance inicial. O Vitória fechou o marcador aos 38min, em cobrança de falta de Ayrton: mesmo de longe, ele mandou a bola no canto esquerdo e contou com ajuda do goleiro Luiz. O Criciúma ainda conseguiu descontar com Serginho, completando cobrança de escanteio aos 43min.