Começa às 6h deste sábado (16) uma nova etapa de interdições para a continuação das obras do VLT, no Centro do Rio. A interdição da Avenida Rio Branco no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e Rua Santa Luzia vai alterar o trajeto de 82 linhas de ônibus na região. No local, a prefeitura vai construir um novo passeio público com 600 metros para uso exclusivo dos pedestres, ciclistas e passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A prefeitura espera que até abril a obra já esteja concluída.
Os ônibus que seguiam pela Avenida Rio Branco serão desviados pelas avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. Na nova configuração, a Avenida Nilo Peçanha passa a operar da Avenida Rio Branco até a Rua Debret neste sentido. A Rua Debret muda de sentido entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.
Prédios históricos e imóveis importantes da região como o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal vão ganhar destaque após as modificações.
Os pedestres vão ganhar calçadão amplo, compartilhado com ciclofaixa e via para passagem do VLT.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a Concessionária VLT Carioca instalaram faixas para avisar aos motoristas.
Placas informativas e monitores já estão orientando os passageiros de ônibus nos pontos que serão desativados. Folhetos com os detalhes das mudanças estão sendo distribuídos.