Bartô Granja
O Céu de Brasília acompanhou ao longo dos últimos 14 anos a evolução da Astrologia com base em dados científicos. Foram longas madrugadas de estudos e uma conclusão agora revelada por Notibras: é possível descobrir a profissão de um indivíduo através do seu mapa astral.
Segundo a geneticista Ana Costa e o astrólogo Francisco Seabra, essa certeza está respaldada em pesquisas profundas que eles realizaram como professores do curso de pós-graduação em Formação e Pesquisa Astrológica do UniCEUB, de Brasília.
– Em sua primeira etapa, apresentada durante a “Conferencia de la Tierra” na Universidade Central do Chile, em 2014, a pesquisa mostrou marcadores astrológicos baseados em posições planetárias que conseguem separar as profissões de advocacia, jornalismo e psicologia. Hoje estamos comemorando a inclusão de mais 12 profissões na pesquisa, explicou a geneticista.
Os estudos preliminares foram iniciados em meados de 2003, no curso de extensão de Astrologia para pesquisadores da Universidade de Brasília, e concluídos no curso do UniCEUB. A pesquisa, conta Francisco Seabra, teve por base a teoria das determinações astrológicas de Jean Baptiste Morin, matemático e astrólogo francês, que viveu século XVI.
– Buscamos revisar e completar aquela teoria para aumentar o índice de acertos nas interpretações dos mapas natais, gráficos calculados a partir da data, hora e cidade de nascimento de uma pessoa, conta o astrólogo.
Segundo o professor, o maior desafio foi desenvolver um software que identifique as profissões através dos mapas natais; Essa tarefa ficou a cargo de Pedro Alcântara, profissional da área de Tecnologia da Informação. O software, diz ele,” é a prova definitiva de que o saber astrológico é baseado em um sistema lógico que independe de intuição ou misticismo.”
O próximo desafio será disponibilizar o software para a comunidade científica. A expectativa é de que isso aconteça num médio prazo. O objetivo é ampliar os estudos científicos sobre a Astrologia.
Num segundo momento, revelam Ana Costa e Francisco Seabra, o software será lançado mundialmente no formato de aplicativo para celulares. Isso permitirá, na avaliação dos professores, utilizar a novidade em testes vocacionais.
Além da Advocacia, Jornalismo e Psicologia, outras profissões estão abrangidas no estudo. Entre elas, a Arquiteto, Ator, Bombeiro Militar, Economista, Engenheiro Florestal, Jogador de Basquete, Jogador de Futebol e Nutricionista.