O Grupo Volkswagen criou uma nova marca na China para poder produzir carros elétricos populares: a Sol. A montadora pretendia destinar a tarefa à Seat, fabricante espanhola que integra o Grupo, mas o governo chinês vetou por se tratar de um nome inglês. Os carros serão produzidos em parceria com a JAC Motors.
Com a proibição, a Volkswagen chegou a considerar utilizar o nome da Seat em chinês (Xiyate), mas a ideia não foi adiante. Em vez de optar por uma palavra da língua local, como gostaria o governo, a escolha foi por SOL, exatamente o nome da Seat na Inglaterra.
Se por um lado houve dificuldade na escolha do nome, o primeiro modelo da marca não parece ter exigido tanta inovação. O carro parece um JAC iEV7S (foto) com algumas alterações. O design exterior é basicamente o mesmo. A frente ficou mais limpa, sem detalhes em outra cor, e as lanternas estão posicionadas mais acima.
Ainda sem nome, o modelo da SOL deverá ser um pouco mais caro por ser do Grupo Volkswagen. Com um motor capaz de gerar 115,6 cv, o veículo tem velocidade máxima de 130 km/h. Sua autonomia ainda não foi divulgada, mas deverá ser parecida com a do JAC iEV7S, que utiliza baterias de lítio com 39 kWh de densidade e roda por até 350 km com carga completa.