Volta a crescer número de acidentes com mortes no trânsito
Publicado
emDe janeiro até 20 de julho deste ano, foram registrados 209 acidentes com mortes no Distrito Federal, segundo levantamento feito pelo Detran. O número reverte uma tendência de queda que se repetia há três anos. Foram 241 acidentes com mortes em 2011, 210 em 2012 e 189 em 2013.
O número de vítimas também teve aumento. De janeiro a até o dia 20 de julho, o número de mortos aumentou 10,2% em relação ao mesmo período de 2013 – foram 216 no ano passado, contra 238 neste ano. Desse total, 51 mortos eram motociclistas e 11, ciclistas.
As vias mais perigosas do DF, segundo o levantamento, são a DF-001, com 22 vítimas fatais até 20 de julho, a BR-020, com 12 vítimas fatais, e a Avenida Alagados, em Santa Maria, que só neste ano já registrou quatro mortes.
O levantamento também aponta que a maior parte dos acidentes acontece entre 18h e 0h (38% dos casos).
Para o especialista em trânsito Paulo César Marques, apesar de os números do DF estarem dentro do limite aceitável pela Organização das Nações Unidas, ainda há muito o que melhorar.
Ele sugere mais fiscalização e a redução da velocidade nas vias. “Se a gente reduzir a velocidade máxima em toda a cidade a 60 km/h, a perda de tempo é minima. No entanto, aumenta e muito a segurança de toda a população”, afirmou.
Sobre a DF-001, o DER informou que a pista será restaurada, mas não deu uma data para o início das obras. Em relação à BR-020, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que mantém redutores de velocidade e passarelas para evitar acidentes e que vai implantar mais sinalização horizontal e vertical.
O Detran afirmou que tem reforçado a sinalização na Avenida Alagados para evitar acidentes.