O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia está promovendo uma série de ações na Campanha Volta às Aulas 2020.
A visita às instituições de ensino teve início no dia 03 de fevereiro nas escolas particulares. Durante cinco dias, um total de seis mil pessoas foram abordadas nas ações. Deste total, 2.800 crianças receberam noções sobre trânsito seguro.
Nas escolas públicas a visitação começa nesta segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (22), nos períodos matutino e vespertino. A previsão é de que três mil alunos recebam orientações sobre o trânsito. A expectativa é de que, no total, sete mil pessoas da comunidade escolar da rede pública, entre alunos e pais, sejam atendidas.
O objetivo da campanha Volta às Aulas é levar à comunidade escolar informações voltadas para a educação e conscientização de um trânsito seguro, aprendendo a reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização, despertando no público alvo paciência, responsabilidade e senso de cidadania. A ação visa ainda orientar sobre as regras de circulação que envolve fatores de segurança, normas básicas de transporte e acessibilidade, contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para a diretora de educação de Transito do DER-DF, Jucianne Nogueira, a campanha Volta às Aulas é uma ação educativa que torna as crianças multiplicadoras do bom comportamento no trânsito.
“Sabemos que o que esses meninos e meninas aprendem conosco, é ensinado para suas famílias e amigos e isso nos deixa muito contentes e com a sensação de dever cumprido”, comemorou.
Durante as ações, os agentes de trânsito do DER/DF fazem apresentações de teatro e fantoches para chamar atenção da comunidade escolar. Também são distribuídos materiais educativos sobre deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, além do respeito às sinalizações e normas previstas na legislação.