A Volvo, marca sueca de veículos leves e pesados, anunciou nesta quinta 19, que seu carro autônomo – que dispensa motorista – está pronto para entrar em linha de produção. Trata-se do projeto Drive, testado em fase final sem a supervisão de um profissional atrás do volante — até então, engenheiros e técnicos precisavam ficar de prontidão, prontos a assumir a direção, caso o sistema autônomo falhasse.
O primeiro modelo comercial da marca a contar com o sistema autônomo será o XC90. Apresentado no Salão de Paris, em outubro do ano passado, o SUV grande começa a ser vendido este ano na Europa e deve chegar ao Brasil até 2016.
Porém, segundo a montadora, será preciso guiar o XC90 normalmente — com mãos ao volante e pés usando freio e acelerador (o modelo é automático) –, uma vez que o sistema autônomo seguirá em testes restritos de validação, em estradas selecionadas e apenas na Suécia, até o final do ano que vem.
Unidades autônomas nas mãos e garagens de clientes só em 2017, quando 100 pessoas comuns serão escolhidas para a fase final do projeto.
“Os escolhidos têm que representar toda a base de consumidores: dos motoristas mais jovens aos mais velhos, dos iniciantes aos mais experientes. A intenção é que eles lidem com os veículos como lidariam com qualquer outro carro”, afirma Erik Coelingh, engenheiro da Volvo especialista em direção segura.