Uma pesquisa de intenções de voto divulgada nesta quarta-feira mostrou um virtual empate entre a presidente Dilma Rousseff e a candidata Marina Silva para as eleições presidenciais de outubro.
A pesquisa da Vox Populi, divulgada pela revista “Carta Capital”, é a primeira que não indica uma vitória eleitoral da ecologista Marina Silva no segundo turno, que será realizado em 26 de outubro se nenhum candidato superar 50% dos votos nas eleições de 5 de outubro.
No primeiro turno, segundo a nova pesquisa, Dilma receberia 36% dos votos, Marina 28%, Aécio Neves 15% e o resto dos candidatos somariam 2%, enquanto 7% dos indagados disseram que votariam em branco ou nulo e 13% restante não responderam.
Em um hipotético segundo turno, Marina é a preferida de 42% do eleitorado e Dilma, de 41%, por isso que ambas as candidatas estão virtualmente empatadas, já que a margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.
Esta é a primeira pesquisa da “Vox Populi” depois da morte em 13 de agosto em um acidente aéreo do candidato socialista Eduardo Campos, que foi substituído por Marina Silva, por isso que os resultados anteriores não podem ser comparados com outros anteriores.
Todas as enquetes divulgadas na última semana coincidiram em indicar uma vitória eleitoral de Marina, porta-bandeira do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no segundo turno com uma margem de entre três e sete pontos percentuais com relação à atual chefe de Estado.
No entanto, essas enquetes assinalaram uma ligeira melhoria de Dilma com relação à Marina.
Para esta noite está prevista a divulgação da pesquisa semanal de Datafolha.
A pesquisa de Vox Populi foi realizada com duas mil entrevistas em 147 municípios de todo o país entre na segunda-feira e terça-feira desta semana.