Curta nossa página


Queda do general

Wallace sai dos Portos para tentar dar um jeito na Funai

Publicado

Autor/Imagem:
Paulo Victor Chagas

O Ministério da Justiça confirmou nesta segunda-feira (23) a troca no comando da Fundação Nacional do Índio (Funai). O subsecretário do ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Wallace Moreira Bastos, vai assumir o órgão no lugar do general Franklimberg Ribeiro Freitas. O militar deixou o posto na semana passada após reclamações da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que representa a bancada ruralista no Congresso Nacional.

De acordo com o governo, a nomeação de Wallace deve ser publicada nas próximas edições do Diário Oficial da União. Formado em Economia, Wallace Moreira Bastos era subsecretário de Assuntos Administrativos do ministério dos Transportes desde 2015, além de membro do Conselho de Administração da Companhia Docas do Maranhão. O futuro presidente da Funai é concursado desde 2009 como analista administrativo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Composta por 252 deputados e senadores, a FPA divulgou uma nota na semana passada creditando à insatisfação de indígenas o motivo para cobrar a saída do general Franklimberg. Os ruralistas argumentam também que houve aumento “indiscriminado” de conflitos de terra envolvendo indígenas nos últimos meses, especialmente no campo, conforme pesquisa da Comissão Pastoral da Terra.

Segundo o Ministério da Justiça, outra mudança prestes a ocorrer é na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A especialista em defesa do consumidor Ana Lúcia Vasconcelos vai assumir o órgão depois de ter atuado nos últimos anos no Procon do estado de São Paulo. Atualmente, a Senacon é ocupada interinamente por Ana Carolina Pinto Caram Guimarães.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.