O desenvolvimento do Distrito Federal nos próximos quatro anos foi o tema central de conversa entre o novo presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamil Bittar, e o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wasny de Roure, nesta terça-feira (5). Wasny sugeriu uma maior interlocução entre as duas entidades e comemorou os avanços do setor industrial.
– Não chegamos ainda a um estado ideal, mas não há como negar que tivemos progressos”, afirmou o parlamentar. Wasny recomendou encontros mensais entre técnicos da CLDF e da Fibra para avaliar proposições que possam gerar resultados efetivos para o DF. Ele fez diversas propostas, inclusive a realização de feiras industriais regionais.
Para Jamil Bittar, empossado recentemente para o Biênio 2014-2018, “a interlocução com a sociedade brasiliense tem de, obrigatoriamente, passar pela Câmara Legislativa”. Ele apoiou a ideia do deputado para a realização dos encontros técnicos. “Não podemos ficar apenas no provisório, temos de ir adiante e buscar resultados consistentes”, comentou.
Entre diversos assuntos abordados durante a primeira visita oficial do novo presidente da Fibra ao Legislativo do DF, o quadro político nacional e local a partir das eleições de outubro, a questão fundiária, programas de incentivo e a guerra fiscal estiveram na pauta.
Wasny chamou a atenção para ações da CLDF voltadas para o desenvolvimento da indústria e falou da expectativa para a licitação, em dezembro, da empresa que vai operar a TV Distrital, “um instrumento de transparência para as nossas ações”. Jamil Bittar tratou ainda do Parque Digital: “O avanço tecnológico é irreversível”.
A Fibra também apresentou ao presidente da Casa a intenção de lançar uma publicação contendo o perfil de todos os parlamentares do Distrito Federal, eleitos e reeleitos, no âmbito local e federal. “Além de uma biografia, haverá uma entrevista com cada um dos deputados distritais, federais e senadores”, explicou Bittar.
A ideia é apresentar o “Perfil dos Parlamentares do Distrito Federal – Legislatura 2015-2018” no dia 1º de janeiro, na Câmara Legislativa, por ocasião da posse dos parlamentares eleitos para a sétima legislatura. Na entrevista, os parlamentares deverão discorrer sobre temas gerais e, especialmente, sobre a indústria. “Queremos fazer uma publicação que seja útil para toda a comunidade brasiliense”, esclareceu o presidente da Fibra.
Marco Túlio Alencar