O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao presidente dos EUA, Joe Biden, durante uma conversa telefônica nesta terça-feira, 2, que a questão de Taiwan é uma linha vermelha para as relações bilaterais.
“A questão de Taiwan nas relações China-EUA é uma importante linha vermelha que não deve ser ultrapassada. Não fecharemos os olhos às atividades separatistas das forças que defendem a independência de Taiwan e à conivência e apoio [destas forças] por parte do exterior”
Xi também disse que os dois países devem fortalecer o diálogo, resolver completamente as diferenças e melhorar a coordenação internacional.
Biden, por sua vez, teria dito que os EUA não apoiam a independência de Taiwan e não planejam entrar em conflito com a China. O presidente dos EUA também disse que Washington não pretende travar uma “nova Guerra Fria”, mudar o sistema da China ou construir alianças contra Pequim.
A China não ficará calada se os Estados Unidos fizerem tentativas de suprimir o desenvolvimento de altas tecnologias na China e minar o seu progresso, disse o presidente Xi Jinping.
“Se os EUA quiserem realizar uma cooperação mutuamente benéfica e partilhar conjuntamente os dividendos do desenvolvimento da China, as portas da China estarão sempre abertas. Se os EUA insistirem em suprimir o desenvolvimento de alta tecnologia da China e em privar a China do seu legítimo direito de se desenvolver, não permaneceremos calados”, sublinhou Xi.
Biden disse que o desenvolvimento da China é benéfico para todo o mundo e que Washington não pretende minar o desenvolvimento de Pequim ou romper os laços bilaterais.