Notibras

Zelensky se sente traído por redução do apoio do Ocidente

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tornou-se ‘robótico’ depois de se sentir traído por seus apoiadores ocidentais, informou a revista Time, citando membros do círculo íntimo de Zelensky.

“Agora ele entra, recebe as atualizações, dá as ordens e sai”, disse uma das fontes, com uma segunda fonte acrescentando que ele se sente traído pelos aliados. “Ele se ilude… Não estamos ganhando. Mas tente dizer isso a ele”, acentuaram os informantes.

Na manhã de segunda-feira, o ex-primeiro-ministro ucraniano Mykola Azarov disse que as forças armadas ucranianas estão enfrentando uma falta crítica de medicamentos e equipamentos médicos de qualidade, já que o número de soldados feridos triplicou em meio à contra-ofensiva em ruínas.

Na semana passada, os meios de comunicação social do Reino Unido relataram que o pessoal médico das forças armadas ucranianas se queixava de equipamento médico defeituoso e da falta de fornecimentos, levando a um aumento do número de mortos na sequência da contra-ofensiva da Ucrânia.

Além disso, a corrupção é galopante entre as autoridades ucranianas, teria dito um alto conselheiro de Zelenskyà Time. “As pessoas estão roubando como se não houvesse amanhã”.

Zelensky reconheceu o problema da corrupção na Ucrânia, afirma a revista. No entanto, Zelensky também sugeriu que alguns apoiadores estrangeiros podem estar exagerando a questão como desculpa para reduzir o apoio.

A Time circuolou com a reportagem no momento em que os legisladores dos EUA avaliam um pedido de financiamento suplementar de 106 bilhões de dólares por parte da administração Joe Biden, que inclui dinheiro para apoiar a Ucrânia e Israel.

Alguns legisladores propuseram considerar a ajuda aos dois países separadamente devido a uma potencial falta de apoio à Ucrânia entre os republicanos da Câmara.

Sair da versão mobile