Com 100 vagas disponíveis, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília acaba de abrir as inscrições aos interessados em participar do programa de voluntariado, que tem previsão de início para a primeira quinzena de abril e duração de um ano, prorrogado por mais um. As vagas são para as áreas de biologia, medicina veterinária, ciências ambientais, agroecologia, gestão ambiental, engenharia ambiental, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, design gráfico e fotografia.
Mais de 1.500 voluntários já passaram pelo programa do Zoológico | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Os interessados devem fazer cadastro no site Voluntariado em Ação e, de acordo com o perfil, se inscrever para as vagas correspondentes. Será possível contribuir em diversas áreas da FJZB, como atividades de observação de plantel, atendimento em educação ambiental, práticas sustentáveis, enriquecimento ambiental, auxiliar na produção fotográfica e apoio na criação de conteúdo para as redes sociais do zoo, entre outras.
O programa de voluntariado do zoo foi instituído em 2016. Desde a sua criação, mais de 1.500 voluntários já passaram pelo projeto. Os selecionados devem cumprir, no mínimo, quatro horas semanais e, no máximo, quatro horas diárias. A seleção será feita por ordem de inscrições. Os selecionados para a segunda etapa vão passar por entrevista e capacitação, com data ainda a ser definida pela FJZB.
“É uma excelente oportunidade de conhecer o trabalho interno do Zoológico e contribuir na execução das políticas públicas de proteção de fauna, educação ambiental e práticas sustentáveis – além, é claro, de passar por uma experiência enriquecedora”, disse o presidente da Comissão de Prestação de Serviço Voluntário do Zoológico, Roger Conrado.