Notibras

Zveiter, osso duro, decidirá a denúncia contra Temer

A indicação de Sergio Zveiter foi anunciada em reunião da CCJ da Câmara

Marta Nobre

Advogado, conselheiro da OAB nacional e independente. Este é o perfil do deputado Sergio Zveiter, que vai relatar a denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça. Ele foi designado pelo presidente presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

Tanto quanto Pacheco, Sergio Zveiter é do PMDB de Temer. Com base eleitoral em Niterói, Rio de Janeiro, ele foi um defensor implacável da cassação do seu conterrâneo Eduardo Cunha, que presidiu a Câmara e está preso em Curitiba, como réu na Operação Lava Jato.

A CCJ é a primeira etapa do processo de aceitação ou rejeição da denúncia pela Câmara. Após esse passo, a denúncia ainda tem que ser aceita no plenário por pelo menos 342 deputados (2|3 dos 513) para que então seja julgada pelo Supremo Tribunal Federal.

Embora seja da base aliada do Palácio do Planalto, Zveiter costuma ter uma posição independente. Sobre outros parlamentares que almejavam a relatoria, Pacheco foi claro: o escolhido tem notório conhecimento jurídico e não está amarrado a acordos palacianos.

Em sua primeira entrevista como relator da denúncia Sérgio Zveiter disse ter “total” independência. “Meu compromisso é com o País, é com o Brasil”, declarou.

O deputado avisou que não tem problema em receber pressão. “Comigo não tem pressão. A única pressão que me causa às vezes perplexidade é quando eu vou ao médico tirar a pressão, para ver se estou com pressão alta ou baixa. Minha pressão é normal, graças a Deus”, declarou.

Sair da versão mobile